quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A Estratégia de Musashi Sensei


Miyamoto Musashi foi um extraordinário guerreiro que sobreviveu a um dilema histórico na civilização japonesa para os guerreiros. Ele escreveu sua obra, "Go Rin No Sho", em 1643 e nela usou técnicas educativas e métodos de aprendizado para representar seu papel atual na adaptação da cultura a um novo período histórico no Japão. A peculiaridade no seu papel específico como guerreiro nessa fase da história japonesa, residia no fato de que para ele a guerra deixara de existir e só havia restado somente funções administrativas e policiais no Japão nesta época.

Nessas condições, o caminho do guerreiro como meio de auto-aperfeiçoamento tornar-se-ia uma ameaça à sociedade. Para guerreiros como Musashi, essa necessidade de aperfeiçoamento como guerreiro, tornou-se uma obsessão de abater-se em duelos, já que não havia mais guerras.

Essa luta solitária, constituiu um grande fator na formação do pensamento de Musashi e sua obra sobre o guerreiro, com atenção particular aos detalhes estratégicos e à abordagem sistemática.

No seu "Livro dos cinco anéis", Musashi ressalta a importância de discernimento perceptivo, não apenas no caminho do guerreiro, mas em todas as posições sociais para adquirir um compreensão objetiva dos mecanismos do senso de oportunidade e de sucesso.

Musashi tentou estabelecer uma base teórica e prática para completar a personalidade do guerreiro, sob a influência do zen-budismo e confucionismo. Na introdução do seu tratado sobre a estratégia e artes marciais, Musashi descreve um plano detalhado geral para evolução da mente do guerreiro como um todo:

  • Não pense desonestamente, pense no que é correto e verdadeiro.

  • Coloque a ciência em prática, o caminho está no treinamento.

  • Familiarize-se com todas as artes.

  • Familiarize-se com todos os ofícios, conheça o caminho de todas as profissões.

  • Perceba as qualidades positivas e negativas de tudo, distinguindo entre ganho e perda nas questões mundanas.

  • Desenvolva julgamento intuitivo e compreensão de todas as coisas, aprenda a ver tudo com cuidado.

  • Note aquelas coisas que não podem ser vistas, tomando consciência daquilo que não é obvio.

  • Preste atenção a tudo, mesmo aparentes baboseiras, sendo cuidadoso até mesmo nas pequenas questões.

  • Não faça nada que não tenha utilidade.
  • Dokudo - "O caminho da auto-confiança"

    Em 12 de maio do ano de Soho (1645), Musashi recebia tratamento em sua residência no castelo de Chiba devido a uma enfermidade. Nesse período, ele escreveu e depois apresentou alguns artigos à amigos íntimos e seguidores. Esses artigos são conhecidos como dokudo ou dokkodo que significa "caminho da auto-disciplina".

    No documento original existem 21 frases que Musashi escreveu à seus futuros seguidores, mas os artigos estavam endereçados diretamente para seu aluno Magonojo Terao.

    1. Eu nunca ajo contrário à moralidade tradicional.
    2. Eu não sou parcial com nada e nem com ninguém.
    3. Eu nunca tento arrebatar um momento de sossego.
    4. Eu penso humildemente de mim e grandemente para o público.
    5. Sou inteiramente livre de ganância em toda minha vida.
    6. Eu nunca lamento o que já fiz.
    7. Eu nunca invejo a boa sorte dos outros, mesmo estando com má sorte.
    8. Eu nunca aflijo-me por qualquer um, qualquer coisa ou qualquer tempo.
    9. Eu nunca censuro ninguém, ou me censuro para alguém.
    10. Eu nunca sonho em apaixonar-me por uma mulher.
    11. Gostar e não gostar de algo, é um sentimento que não tenho.
    12. Qualquer que seja a minha moradia, eu não tenho nenhuma objeção à ela.
    13. Eu nunca desejo um alimento saboroso.
    14. Eu nunca tenho objetos antigos ou curiosos em meu poder.
    15. Eu nunca faço purificação ou abstinência para proteger-me do mal.
    16. Eu não tenho apreço por nenhum objeto, exceto espadas e outras armas.
    17. Eu nunca daria minha vida por uma causa injusta.
    18. Eu nunca desejo possuir bens que tornem minha velhice confortável.
    19. Eu adoro deuses e budas, mas nunca penso em depender deles.
    20. Eu prefiro me matar do que desonrar meu bom nome.
    21. Nunca, nem por um momento sequer, meu coração e minha alma desviaram-se do caminho da espada.

    DOKKODO - Terao Magonojo - Genshin - Shoho (1645) Gogatsu 12 (12 de Maio) Shinmen Musashi

    Niten Ichi Ryu

    Geralmente os samurais seguravam a espada com as duas mãos, mas Musashi desenvolveu um estilo único de combate no qual segura-se duas espadas, uma curta e uma longa em cada mão. Seu estilo ficou conhecido como nito ichiryu (duas espadas, uma escola) ou niten ichiryu (dois céus, uma escola). Musashi dizia que o guerreiro não deve morrer sem antes ter usado suas armas. Entretanto, Musashi nunca usou as duas espadas em um duelo contra algum guerreiro habilidoso, somente usava as duas espadas quando enfrentava vários adversários ao mesmo tempo.

    2 comentários:

    1. Olha eu li o livro de estratégias do Musashi e sinceramente sinto como é o caminho correto ao guerreiro

      ResponderExcluir
    2. integridade, honra, objetividade, liberdade e outros atributos, é isso que a autodiciplina vai agregar ao seu caráter. ninguém manda em ninguém, não espere que alguém tome a liberdade de te mandar, faça antes, se a causa é nobre vale a morte, se é banal é desnescessário a compreensão. se você não quer não é obrigado,abandone e dedique seu interesse à o oque lhe apaixona.

      ResponderExcluir