quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Kenjutsu



Japão, Era Feudal. Os Samurais dominavam a nação. Na luta por terras e poder, dentro dos limites em seus castelos, os guerreiros treinavam as artes da guerra, buscando assim, além da conquista, honrarem seu nome e de seu clã. E cada feudo tinha o seu próprio estilo de manejar armas, como a lança, a alabarda, o bastão, mas principalmente a espada , arma tida como a Alma do Samurai. Dados históricos chegam a mencionar 200 estilos diferentes de se manejar a espada . A essa arte se dava o nome de KENJUTSU, a Arte da Espada.

O termo "kenjutsu" aparece pela primeira vez em 1281 d.c., após as tentativas dos mongóis de invadir o Japão. Nesta época os samurais começaram a aprimorar as técnicas da espada, levando o desenvolvimento desta a um nível nunca alcançada por nenhuma outra cultura na história da humanidade.

O Kenjutsu atingiu seu apogeu durante o período Edo. Ironicamente, neste período de 200 anos de paz, as artes da guerra floreceram. Mais do que simples técnicas de combate, o Kenjutsu se tornou um caminho de elevação espiritual. Este objetivo permanece até nossos dias, fruto das influências Zen e confucionístas.

No final do século XIX o Imperador Meiji reestabelece o poder imperial. Os Samurais são abolidos como classe. Mas para preservar as tradições, o Kenjutsu é simplificado. Nasce o Kendo.

O chamado "Kendo Moderno" surgiu após a 2ª Guerra Mundial. Com a derrota do Japão, uma das imposições dos E.U.A foi a proibição da prática dos estilos tradicinais de Kobudo. Esta medida visava enfraquecer o espírito nacionalista japonês.

Após 7 anos de proibição, fomou-se um comite para a re-elaboração do Kendo , que deveria seguir os moldes dos esportes modernos, como o basquete, basebol ou futebol. A elaboração do Kendo moderno levou 3 anos, e foi apresentado ao governo da ocupação como uma forma de esgrima em que se usava as duas mãos.

Mesmo com estas proibições, os mais importantes estilos tradicionais de kenjutsu sobreviveram, graças aos esforços dos Mestres que fizeram de sua vida uma luta para preservar o verdadeiro espírito do Budo japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário